O que é o machismo?
Machismo é o conceito que se baseia na supervalorização das características físicas e culturais associadas ao sexo masculino, em detrimento daquelas associadas ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres. Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.
No pensamento machista existe um "sistema hierárquico" de géneros, onde o masculino está sempre numa posição superior ao feminino. Ou seja, o machismo é a falsa ideia de que os homens são "superiores" às mulheres.
O ideal machista divide o mundo em "o que é feminino" e "o que é masculino", como profissões, gestos, expressões, manifestações, comportamentos, emoções... De acordo com a convenção social do machismo, o homem deve seguir o estereótipo masculino, enquanto que a mulher deverá agir segundo o que foi pré-definido como feminino.
O machismo, como forma de preconceito, não afeta apenas as mulheres. Os homens homossexuais, ou mesmo os heterossexuais que se classificam como metro sexuais, por exemplo, também são alvos de exclusão na sociedade machista.
Quando um homem foge às "regras da masculinidade", já pode ser enquadrado como alvo de preconceito numa sociedade machista.
Machismo praticado pelos dois sexos
Apesar de na grande maioria o machismo ser praticado pelos homens nas mulheres, não são apenas as pessoas do sexo masculino que causam este problemas, pois esses comportamentos machistas são também, por vezes, utilizados pelo próprio sexo feminino. Podemos encontrar homens e mulheres machistas todos os dias no nosso dia a dia. Eles estão nas nossas famílias, nos nossos empregos, no nosso grupo de amigos, ou até mesmo nós, que sem nos apercebermos praticamos o machismo.
O nosso sistema tem grandes deficiências e preconceitos óbvios, e renovar esse psicológico, social e político não é algo que pode ser feito de um dia para o outro. Para conseguir isso, é preciso mudar mentalidades, e isso só pode ser alcançado de uma forma: com a determinação e colaboração de todos, ou pelo menos da maioria da população.
Eliana Teixeira nº10
Inês Lima nº16
Sem comentários:
Enviar um comentário