terça-feira, 26 de maio de 2020

A genética


A genética
O que é?

    É a parte da ciência que estuda a hereditariedade, ou seja a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos , sendo que é  através da genética que tentamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características que ocorrem através  das gerações. 

  Primeiros estudos: foram  realizado  por  Gregor Mendel em 1860  onde  através de  cruzamentos entre linhagens de ervilhas,  observou a existência de “fatores” distintos que eram transmitidos dos genitores para a prole. Os padrões de herança observados por  Gregor  Mendel correspondem aos padrões de distribuição dos cromossomas nos gametas no processo da meiose (processo de divisão celular ). Mas só mais tarde e com  o  aprofundamento das pesquisas, os “fatores” foram chamados de genes. No entanto Imre Festetics  foi o primeiro a usar o termo genética sendo também o primeiro a descrever os princípios básicos da mutação.
Na  genética a transmissão de informação envolve quatro elementos básicos: a diversidade de estruturas celulares com inúmeras formas especificando aspetos diferentes do organismo; um mecanismo de replicação que copia a informação e repassa à prole; a capacidade de mutação para que haja maior variabilidade; e a capacidade da prole em traduzir as informações herdadas em proteínas.
As variações de uma mesma característica, ou mesmo as  ações do ambiente sobre os indivíduos e outros padrões tais como a taxa de reprodução, mutações e até a seleção natural são objeto de estudo para os geneticistas analisarem a composição genética em uma população sendo a genética uma base para a compreensão da evolução . No entanto as descobertas na genética permite-nos aplicá-la em varias  áreas distintas tais como a da saúde, em ecologia, , zoologia, entre outras (taxonomia molecular de microrganismos, genética forense, toxicogenética, epidemiologia genética). No entanto ainda há muito a ser pesquisado.
Como é que funciona? O estudo da genética abrange todo desde  as moléculas até as populações. Só  que é nas  moléculas de DNA, que é na parte estrutural dos cromossomos, que se localizam os genes. Sendo  os genes que trazem as informações necessárias para a síntese de proteínas. A partir da observação das variantes dos genes é possível investigar as propriedades biológicas dos organismos de forma geral.
                                                     

                                                                                                    Ana Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário