segunda-feira, 1 de junho de 2020

Cultura e padrões culturais

Cultura e padrões culturais


Caracterização de cultura
·         Cultura é todo o conjunto de normas coletivas de comportamentos que se impõem às condutas individuais, sob pena de reprovação social que pode ir desde a simples admoestação até à prisão, dependendo da importância e significado da norma violada.
·         A cultura é a totalidade dos conhecimentos, das crenças e teorias, das artes, dos valores, leis e normas, costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade. A cultura é uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simbólicos.


Definição de padrão de cultura e a sua importância no comportamento individual:
·         Padrão de cultura ou padrão cultural é o conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma determinada cultura.
·         Os padrões culturais têm um papel muito importante na vida social: são quadros de referência, são exemplos acessíveis às pessoas e influenciam atividades, relacionamentos e atitudes. Através do padrão cultural podemos descobrir o significado de um dado comportamento naquela cultura.
·         No entanto, o papel dos padrões de cultura nem sempre é notado. São tão normais, banais e constantes que nem tomamos consciência da sua existência. A nossa forma de cumprimentar, de falar, de agir e até de pensar está diretamente relacionada com o meio em que estamos inseridos e, consequentemente, com os padrões culturais a que obedecemos.
·         Assim, quando julgamos um dado comportamento, é necessário analisá-lo consoante a cultura em que está inserido, o seu contexto sociocultural, para que o possamos compreender.
·         Por outro lado, devemos notar que os padrões culturais estão em constante mudança devido ao contacto com outras culturas, à criação de novos conceitos, às descobertas do homem e à evolução de pensamento dos cidadãos.


 Exemplos de diferentes culturas no casamento:
  À volta do mundo cada cultura tem as suas tradições e, apesar de se tratar de um momento muito festejado, a festa do casamento tem particularidades que correspondem a cada local.
 Como exemplo vou falar do casamento tipicamente português e indiano.
A cultura indiana é uma das mais interessantes e ricas do mundo. Isso porque se trata de uma civilização milenar cheia de costumes e peculiaridades que as tornam únicas dentre tantas outras sociedades ocidentais e orientais.
Um elemento bastante conhecido e reverenciado da cultura indiana são os casamentos. De acordo com o costume do país, a união entre duas pessoas em matrimónio deve ser celebrada sempre em grande estilo. Sendo assim, o casamento indiano não é uma simples cerimónia. Pelo contrário, é realizado em etapas e pode durar até semanas. Desta forma, uma das etapas mais esperadas é o preparo da noiva.
Antes do casamento, as esposas passam por um intenso processo de beleza. Neles elas recebem tatuagens de rena nas mãos e pés, muitas jóias, e claro, muitas cores.
Na cerimónia, o noivo costuma chegar em um cavalo branco. Além disso, os pais da noiva lavam os pés do noivo antes do casamento. Já durante a cerimónia, o casal fica separado por um véu de seda, sem trocares olhares. Após algumas rezas a cortina caí e ambos podem se olhar.
    Quanto ao casamento português, a cerimónia do casamento mais tradicional em Portugal é a religiosa, numa igreja e com todos os preceitos que tal implica.
Quando os noivos saem da igreja os convidados atiram arroz e pétalas de rosa como forma de lhes desejar uma vida plena. Ainda à porta da igreja, muitos dos convidados cumprimentam os agora casados e felicitam-nos.
O casamento típico português tem sempre música popular, numa das pausas do baile dá-se o lançamento do ramo: as convidadas solteiras juntam-se e a noiva, de costas, atira o bouquet para descobrir quem será a próxima a casar-se.


Sem comentários:

Enviar um comentário