terça-feira, 2 de junho de 2020

Processos de Socialização


Processo de Socialização

   
    O que é a sociedade?
  
  A sociedade é um sistema social dentro do qual a população compartilha de um cultura e estilos de vida comuns, em condições independentes. É o maior sistema com qual os indivíduos se identificam como membros.

Por exemplo: Os sistemas sociais que participamos como família, religião, profissão, desportos, entre outros…


Funções gerais da sociedade: Interação, comunicação, comportamento, estratificação, entre outros…

Funções específicas da sociedade: Renovação, socialização, função económica, administração política, função religiosa e de recreação.

  
   O que é a socialização?

  A socialização é um processo que implica uma interação social, entre o indivíduo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. O processo de socialização prolonga-se ao longo da vida, tendo duas fases distintas, a primeira denomina-se socialização primária porque ocorre durante a infância e a segunda denomina-se socialização secundária porque ocorre durante a adolescência.

Socialização Primária: Quando ainda crianças, a família é responsável pela transferência de informações. Assim formaremos nossa personalidade e consciência, observando as atitudes, modos e normas de nossos familiares. Logo passamos a identificar os outros que nos rodeiam, e as normas e regras da sociedade, passando também a ser reconhecido como membro dessa sociedade.

Socialização Secundária: Inicia-se no final da infância, sendo oferecido por diversos tipos de organização e instituição. É o momento em que o sujeito já socializado recebe uma carga de conhecimentos específicos que irá ajudá-lo na compreensão das relações sociais estabelecidas no interior da sociedade.

   Quais as existentes formas de socializar?

   Existem três formas distintas de socializar, estas são a aprendizagem, imitação e identificação. A aprendizagem consiste em ensinar ou demonstrar ao individuo como se comportar em determinadas situações (hábitos, atitudes e reflexos). Já a imitação ocorre pela reprodução de comportamentos e atitudes dos indivíduos ou dos grupos integrados na vida quotidiana. A identificação é quando por exemplo a criança identifica-se com o pai ou com a sua mãe que constituem, para ela, modelos de conduta. Este mecanismo é inconsciente, portanto é subjetivo.

  
 Quais são os agentes de socialização?

  Os agentes de socialização são a família, a escola e os grupos sociais. A família tem uma grande importância na socialização das crianças isto, porque os primeiros anos de vida das crianças são passados ao lado da família. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos á sociedade. Mas na sociedade atual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos fatores culturais. Eles adquirem esses conhecimentos através da escola, isto, porque as crianças vão entrar num novo meio social que vai ter sobre ela uma grande influência fundamental. Além de proporcionar á criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia. Mesmo saindo da escola o ser humano continua o seu processo de socialização, porque está inserido em grupos sociais ativos.

   O que são grupos sociais?

  É a reunião de duas ou mais pessoas, associadas pela interação, e, por isso, capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum. A própria natureza humana exige que os homens se agrupem. A vida em sociedade é condição necessária á sobrevivência da espécie humana. Ao longo da vida, o ser humano pode participar em vários grupos sociais. Os principais são: Grupo Familiar (família), Grupo Vicinal (vizinhos), Grupo Educativo (escola), Grupo Religioso (religião), Grupo de Lazer (clube ou associação), Grupo Profissional (empresa), Grupo Político (estado, partidos políticos).

Os grupos sociais podem ser classificados em:

Grupo Primário- São aqueles que predominam os contactos primários, isto é, os contactos mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, o grupo de brinquedos, entre outros...

Grupo Secundário- São os grupos mais complexos, como as igrejas e o estado, em que predominam os contactos secundários. Os contactos sociais, neste caso, realizam-se de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade ou de maneira indireta, através de cartas, telegramas ou telefones, entre outros…

Grupos Intermédios- São aqueles em que se alteram e se complementam as duas formas de contactos sociais (primários e secundários). Um exemplo desse tipo de grupo é a escola.

   Quais são os processos sociais básicos?

  Os processos sociais básicos são a comunicação, socialização, cooperação, competição, conflito, acomodação, assimilação. A comunicação é um sinónimo de interação social; a socialização é um sinónimo de educação; a cooperação aproxima os indivíduos na ação conjunta ou no parcelamento de tarefas, visando ao objetivo proposto; a competição é uma força que leva os indivíduos a agirem uns contra os outros, em busca de um “melhor lugar ao sol”; o conflito é uma luta consciente e intermitente pela conquista de status. O conflito social é um processo social básico porque, empenhando-se em conflitos, os homens provocam mudanças sociais; a acomodação é a solução provisória do conflito. Quando, num conflito, um dos adversários derrota o outro, o derrotado, para não correr o risco de ser totalmente liquidado, aceita as condições impostas pelo vencedor; a assimilação é a solução definitiva do conflito A B. Pela assimilação se suspendem conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. A assimilação processa-se por um mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para se realizar. É um processo longo e complexo.

   O que é isolamento Social?
  
  O isolamento social é ausência de contactos sociais. A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade de seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.

   
    Conclusão

  Como podemos ver no trabalho os processos de socialização e mesmo a socialização é muito importante na vida do ser humano, pois ninguém consegue viver sozinho no mundo. E podemos ver isso num pequeno excerto de um dos sociólogos mais importantes do Séc.XX Gilberto Freyre " É a condição do individuo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultural, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos."

Sem comentários:

Enviar um comentário