A mente é um sistema que integra os processos cognitivos, emocionais e conativos .É uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa: os processos mentais implicam se mutuamente de forma integrada.
- Processos Cognitivos - relacionam se com o saber, respondem à questão "O quê ?", englobam a percepção, a memória e a aprendizagem .
- Processos Emotivos - relacionam se com o sentir , respondem à questão "Como?",englobam a emoção ,o afeto e o sentimento;
- Processos Conativos - relacionam se com o fazer, respondem à questão "Porquê", englobam a motivação, intencionalidade, tendência e necessidade .
O pensamento é associado a dimensão cognitiva da mente, envolvendo os processos cognitivos, emocionais e conativos
O carácter específico dos processos conativos - Intencionalidade e Tendências
Os processos conativos são processos psíquicos que envolvem a deliberação, motivação, intencionalidade, empenho ou força de vontade para realizar um ação almejada pelo sujeito .
Intencionalidade
- A intencionalidade de um pensamento, emoção e percepção, existe quando esse mesmo pensamento, emoção ou percepção é acerca de algo. Por exemplo, quando pensamos, pensamos acerca de alguma coisa, logo o pensamento é intencional; quando sentimos, sentimos em relação a alguma coisa, logo o sentimento é intencional.
Tendência
- A tendência é o impulso espontâneo que orienta a conduta do indivíduo, vai do sujeito para o objeto, responde a uma necessidade interna e leva-nos a concretizar os nossos próprios objetivos. É omnipresente, persistente e inacabada. Face a uma necessidade, um desequilíbrio, há um impulso ou tendência que nos leva a querer satisfazê-la de forma rápida e eficaz. Depois da resposta dada, encontramo-nos satisfeitos e, por isso, reequilibrados.
Do ponto de vista comportamental, a intencionalidade é a possibilidade de dirigir a mente num certo sentido , ou de a mente se orientar para uma determinada reposta comportamental.
Tendências são a força e a energia motivacional e podem ser primárias ou secundárias:
- As primárias acontecem desde sempre e são independentes da aprendizagem (ter fome, sede, frio);
- As secundárias são aprendidas nos processos de socialização e correspondem a necessidades sociais (tendência para as línguas ou para o desporto, ou para as ciências);
Tendência primária |
Tendência secundária |
Quanto ao objecto, as tendências podem ser individuais quando se relacionam com os interesses pessoais do indivíduo, sociais quando estão na base de interacções sociais e têm a ver com as relações com os outros e ideais de se relacionarem com a promoção de valores intelectuais, estéticos ou éticos..
Fontes
https://pt.slideshare.net/jbarbo00/processos-conativos
https://pt.slideshare.net/JoannaFi/teste-dia-21-de-maio-de-2015
https://pt.slideshare.net/LRSR1/processos-conativos-42428169
https://notapositiva.com/processos-conativos/#
Leandro Brandão nº 19
Sem comentários:
Enviar um comentário