Ao nascimento biológico do ser humano sucede o seu nascimento psicológico.
O humano quando nasce é um ser imaturo. Essa imaturidade torna-o dependente de adultos para se alimentar e ser protegido.
Competências para comunicar
A comunicação entre o bebé e os pais faz-se através de um conjunto de trocas de sinais que manifestam as suas necessidades e estados emocionais. A qualidade da relação depende da capacidade de responderem adequadamente aos estados emocionais do outro. Este processo é designado de regulação mútua ( processo através do qual o bebé e os progenitores transmitem estados emocionais e respondem de modo adequado).
O bebé é um sujeito ativo que emite sinais daquilo que pretende e que responde. Logo que nasce, o bebé é capaz de dirigir a sua atenção para os estímulos do meio ambiente - distingue sons, vozes, imagens e odores. O choro, o sorriso, as expressões faciais e as vocalizações são alguns dos meios usados para esse meio.
O sorriso
O sorriso é uma das formas de comunicação que desencadeia a confiança e o afeto, reforçando a necessidade que os adultos tem em satisfazer o bebé. O primeiro sorriso pode ocorrer logo após o nascimento, de modo espontâneo. Depois de comer ou adormecer, é frequente esboçar um sorriso. Este sorrisos são automáticos, reflexos e involuntários. É entre as 6 e as 12 semanas que o sorriso se manifesta como meio de comunicação social do bebé.
O choro
O choro é o meio mais eficaz para manifestar uma necessidade ou mal-estar. Existem 4 tipos padrões de choro: choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor.
Os pais reconhecem o tipo e respondem ao bebé.
As expressões faciais
A tristeza, o medo, a alegria, a raiva e a surpresa são emoções que podem manifestar-se através de expressões faciais. As expressões faciais têm um valor comunicacional porque transmitem uma mensagem que tem expectativa de uma resposta.
As vocalizações
Os bebés desde muito cedo emitem sons vocais como resposta às vocalizações dos adultos. Chama-se lalação ao tipo de emissões reproduzidas entre os 3 e os 6 meses. As vocalizações que vão evoluindo para a forma de conversa são um reforço para a atenção dispensada pelos adultos.
Sem comentários:
Enviar um comentário