quinta-feira, 25 de junho de 2020

A mente- integração das dimensões cognitiva, emocional e conativa | O carácter especifico dos Processos Emocionais- Emoção, Afeto e Sentimento

A mente - Integração das dimensões Cognitiva, Emocional e Conativa

Nos labirintos da mente humana - Contato InternetCognição | psicologia


 A mente é basicamente um sistema de controlo e de comunicação entre o thetan – o ser espiritual que é a própria pessoa – e o seu ambiente. É composta de quadros de imagens mentais, que são gravações de experiências passadas.


Processos cognitivos-  Relacionam-se com o saber, respondem à questão “O quê?”, englobam a perceção, a memória e a aprendizagem;

Processos Emotivos-  Relacionam-se com o sentir, respondem à questão “Como?”, englobam a emoção, o afeto e o sentimento;

Processos Conativos-  Relacionam-se com o fazer, respondem à questão “Porquê”.


O carácter específico dos Processos Emocionais- Emoção, Afeto e Sentimento


 Por experiência pessoal, é possível perceberes se, por exemplo, a tua mãe já teve conhecimento de uma situação menos agradável em que estás envolvido (ex.: receber uma comunicação do director de turma que reprovaste à disciplina de Psicologia), mesmo sem abordar o assunto: as expressões faciais, a entoação da sua voz, a postura do corpo podem denunciar as suas emoções.

 

Emoção

Playground das emoções


O que é a Emoção?

 A emoção, é uma sensação que pode causar impactos físicos, provocando estímulos de diferentes naturezas, podem ser sentimentos específicos. Sentir uma emoção, é no entanto uma experiência bastante particular, assim como um individuo, pode sentir uma emoção de uma forma e outro individuo, pode demonstrar de outra forma completamente diferente. Por exemplo, a alegria pode trazer a um tipo de pessoas reações físicas como por exemplo, o sorriso e o aumento do batimento cardíaco, já a outras pessoas, poderá trazer alteração na respiração e o aparecimento do choro.


Emoções Básicas

PSICOLOGIA

Existe várias emoções, mas as básicas são:

   - A raiva;

   - O nojo;

   - O medo;

   - A tristeza;

   - A surpresa;

   - E a alegria.


Afeto

Dia do Amor, Afeto e Amizade - Colégio Plínio Leite | 90 anos de tradição


O que é o afeto?

 O afeto, é a tendência para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com as pessoas ou objetos. Ter afetos é ser dotado da capacidade de dar e de receber, de amar e de ser amado, de perturbar e de ser perturbado, por exemplo, eles exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com as experiências e vivências com as pessoas, objetos, ambientes e ideias. As emoções estão ligadas essencialmente a situações presentes.O afeto exprime-se em sentimentos e em emoções.



Sentimento


Ícones Emocionais Ajustados, Estilo Dos Sentimentos Dos Desenhos Animados  Ilustração Stock - Ilustração de nervos, cavalheiro: 127021121


Significado do sentimento

 O sentimento, é o resultado de uma experiência emocional. Neste sentido, as reações geradas pelas emoções de forma consciente, serão os gatilhos para a criação de sentimentos. Geralmente, são sensações que acontecem no “fundo da mente” e podem ser facilmente escondidas do mundo ao redor.

 Diferentemente das emoções, os sentimentos podem não ser passageiros e, em alguns casos, podem durar a vida toda. Casos de sentimentos negativos (como tristeza profunda) podem causar doenças, como a depressão.

 Além disso, a causa do sentimento não é facilmente identificada, o que pode gerar angústia e sofrimento para quem lida com sentimentos negativos. Por ser de âmbito extremamente íntimo, o sofrimento pode passar despercebido por todos.


Os principais  sentimentos do ser humano

O que são sentimentos: lista, tipos e exemplos

De um modo geral, os sentimentos são vistos como uma disposição mental perante algo ou alguém. Entre os exemplos de sentimento, pode-se citar:

   -Amor

   -Felicidade

   -Ódio

   -Inveja

   -Compaixão

   -Decepção


Diferença entre sentimento e emoção, segundo Antonio Damasio:

 

Usualmente, emoção e sentimento surgem como sinónimos, mas segundo António Damásio, a relação entre ambos é muito estreita.

Segundo António Damásio, a emoção é um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos.

O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal.







Este trabalho foi realizado por:

     -João Pedro da Costa Salgado     Nº17     12ºC



Sem comentários:

Enviar um comentário