Aprendizagem
O que é a aprendizagem?
Aprendizagem
é uma modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento,
que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. É um processo que,
envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em
comportamentos.
No entanto,
é preciso notar que nem todas as mudanças de comportamento resultam da
aprendizagem. Alguns comportamentos atualizam-se naturalmente sem necessidade
de aprendizagem porque fazem parte da matriz genética. São eles, por exemplo:
respirar ou digerir. Outras resultam de problemas físicos.
Processos de Aprendizagem
Os
diferentes tipos de aprendizagem: por habituação,
associativa, por observação e imitação e aprendizagem com recurso a símbolos e
representações:
A habituação é o fenómeno que nos permite aprender a não reagir a
estímulos específicos. Ou seja, seleccionamos do meio ambiente apenas o que nos
interessa e ignoramos os restantes acontecimentos. Quando, pela primeira vez,
tentamos mergulhar de uma prancha alta, podemos sentir receio, vertigens,
insegurança. Mas, à medida que vamos repetindo o acto e que ele se vai tornando
familiar, as reacções vão sendo cada vez menores até se tornarem inexistentes e
o acto de mergulhar se converter em algo completamente normal.
A aprendizagem associativa exige a associação de estímulos e
respostas. Divide-se em condicionamento operante e clássico.
O
condicionamento clássico refere-se a uma forma de aprendizagem chamada reflexo
condicionado. Um estímulo que não provoque qualquer reacção, depois de
associado a outro estímulo que provoque resposta, passa, por si só, a provocar
a resposta do segundo. Ou seja, uma campainha não provoca qualquer reacção num
homem. Mas se a campainha for associada à passagem do comboio numa linha
férrea, a pessoa só com o sinal da campainha passará a parar e a esperar pelo
comboio.
- Estímulo neutro: estímulo que antes do condicionamento (associação) não produz qualquer resposta.
- Estímulo não condicionado: estímulo que desencadeia uma resposta apreendida.
- Resposta incondicionada: resposta ao estímulo incondicionado.
- Estímulo condicionado: estímulo neutro associado ao estímulo incondicionado.
- Resposta condicionada: resposta incondicionada que depois do condicionamento passa a seguir-se ao estímulo neutro.
- No condicionamento clássico, o sujeito é passivo porque não depende da vontade dele.
- O condicionamento operante envolve uma consequência positiva – reforço – que impulsiona a aprendizagem de um determinado elemento. Ou seja, o reforço é o estímulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. Se for positivo, é um estímulo que se segue a um determinado comportamento e que tem consequências positivas. Se for negativo, a resposta evita um determinado acontecimento negativo, doloroso. Se se responder ao estímulo, não acontece uma determinada situação negativa.
A aprendizagem por observação e imitação, também chamada por modelação,
acontece ao longo do processo de socialização. Apreendemos determinados
conhecimentos observando e imitando os outros. No entanto, nem tudo o que vemos
imitamos. A reprodução dos actos implica factores internos do próprio sujeito.
A teoria cognitiva e social defende que cada indivíduo possui um conjunto de
competências que permitem a aprendizagem e o desenvolvimento: capacidade de
avaliar o ambiente e de se avaliar a si próprio.
A aprendizagem com recurso a símbolos e
representações permite
adquirir conhecimentos ou adquirir procedimentos e competências.
Para a
aquisição de conhecimentos, são necessários esquemas cognitivos prévios que nos
permitam integrar nova informação. Só há aprendizagem se se conseguir integrar o conhecimento novo nos
padrões anteriores.
Com a repetição, interiorizamos o processo, corrigimos
as acções inadequadas e acabamos por tornar o processo automático. Os
procedimentos e as competências adquiridas deste modo (escrever, andar de
bicicleta, conduzir) passarão para a memória a longo prazo e, mesmo que inactivos
durante muito tempo, são possíveis de recuperar.
Fatores de aprendizagem
Motivação
- A aprendizagem é mais
clara e mais eficaz quando estamos interessados por um determinado assunto
ou tema.
Os conhecimentos anteriores
- Os conhecimentos anteriores
servem de base a novas aprendizagens;
- São facilitadores de novas
aprendizagens
A quantidade de informação
- A nossa capacidade de aprender
novas informações é limitada, por isso é necessários proceder a uma
selecção da informação relevante, organizando-a de modo a poder ser gerida
em termos de aprendizagem.
A diversidade das atividades
- Quanto mais diversificadas
forem as abordagens a um tema, quanto mais diferenciadas forem as tarefas,
maior é a motivação e a concentração e melhor decorre a aprendizagem.
A planificação e a organização
- A definição clara de objetivos,
a seleção de estratégias, é essencial para uma aprendizagem bem –
sucedida.
- A planificação e organização
promovem o controlo dos processos de aprendizagem.
A cooperação
- Determinados tipos de
aprendizagem são mais bem resolvidos e a aprendizagem é mais eficaz se
trabalharmos de forma cooperativa.
- A cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz.
Importância
da aprendizagem
- É a
aprendizagem que nos permite adquirir os diversos modos de agir e de reagir e
de alterar os nossos comportamentos para nos adaptarmos a novas circunstâncias
que, inevitavelmente, enfrentamos num mundo em constante mutuação;
- É processo
cognitivo de nos permite adquirir o estatuto de verdadeiros seres humanos;
- Pela
aprendizagem adquirimos saberes, saber fazer, saber estar, saber ser.
- É a
aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações
e as atitudes, a personalidade.
Mariana Lima
nº16
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