domingo, 7 de junho de 2020

O carácter específico dos processos cognitivos- perceção, memória e aprendizagem ( parte lll)


                            Aprendizagem 

O que é a aprendizagem?
Aprendizagem é uma modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. É um processo que, envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em comportamentos.
No entanto, é preciso notar que nem todas as mudanças de comportamento resultam da aprendizagem. Alguns comportamentos atualizam-se naturalmente sem necessidade de aprendizagem porque fazem parte da matriz genética. São eles, por exemplo: respirar ou digerir. Outras resultam de problemas físicos.

Processos de Aprendizagem

Os diferentes tipos de aprendizagem: por habituação, associativa, por observação e imitação e aprendizagem com recurso a símbolos e representações:


A  habituação é o fenómeno que nos permite aprender a não reagir a estímulos específicos. Ou seja, seleccionamos do meio ambiente apenas o que nos interessa e ignoramos os restantes acontecimentos. Quando, pela primeira vez, tentamos mergulhar de uma prancha alta, podemos sentir receio, vertigens, insegurança. Mas, à medida que vamos repetindo o acto e que ele se vai tornando familiar, as reacções vão sendo cada vez menores até se tornarem inexistentes e o acto de mergulhar se converter em algo completamente normal.


A aprendizagem associativa exige a associação de estímulos e respostas. Divide-se em condicionamento operante e clássico.
O condicionamento clássico refere-se a uma forma de aprendizagem chamada reflexo condicionado. Um estímulo que não provoque qualquer reacção, depois de associado a outro estímulo que provoque resposta, passa, por si só, a provocar a resposta do segundo. Ou seja, uma campainha não provoca qualquer reacção num homem. Mas se a campainha for associada à passagem do comboio numa linha férrea, a pessoa só com o sinal da campainha passará a parar e a esperar pelo comboio.

  • Estímulo neutro: estímulo que antes do condicionamento (associação) não produz qualquer resposta.
  • Estímulo não condicionado: estímulo que desencadeia uma resposta apreendida.
  • Resposta incondicionada: resposta ao estímulo incondicionado.
  • Estímulo condicionado: estímulo neutro associado ao estímulo incondicionado.
  • Resposta condicionada: resposta incondicionada que depois do condicionamento passa a seguir-se ao estímulo neutro.
  • No condicionamento clássico, o sujeito é passivo porque não depende da vontade dele.
  • O condicionamento operante envolve uma consequência positiva – reforço – que impulsiona a aprendizagem de um determinado elemento. Ou seja, o reforço é o estímulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. Se for positivo, é um estímulo que se segue a um determinado comportamento e que tem consequências positivas. Se for negativo, a resposta evita um determinado acontecimento negativo, doloroso. Se se responder ao estímulo, não acontece uma determinada situação negativa.



A aprendizagem por observação e imitação, também chamada por modelação, acontece ao longo do processo de socialização. Apreendemos determinados conhecimentos observando e imitando os outros. No entanto, nem tudo o que vemos imitamos. A reprodução dos actos implica factores internos do próprio sujeito. A teoria cognitiva e social defende que cada indivíduo possui um conjunto de competências que permitem a aprendizagem e o desenvolvimento: capacidade de avaliar o ambiente e de se avaliar a si próprio. 



A aprendizagem com recurso a símbolos e representações permite adquirir conhecimentos ou adquirir procedimentos e competências.
Para a aquisição de conhecimentos, são necessários esquemas cognitivos prévios que nos permitam integrar nova informação. Só há aprendizagem se se conseguir integrar o conhecimento novo nos padrões anteriores.
Com a repetição, interiorizamos o processo, corrigimos as acções inadequadas e acabamos por tornar o processo automático. Os procedimentos e as competências adquiridas deste modo (escrever, andar de bicicleta, conduzir) passarão para a memória a longo prazo e, mesmo que inactivos durante muito tempo, são possíveis de recuperar.



Fatores de aprendizagem

Motivação
  •  A aprendizagem é mais clara e mais eficaz quando estamos interessados por um determinado assunto ou tema.
Os conhecimentos anteriores
  • Os conhecimentos anteriores servem de base a novas aprendizagens;
  • São facilitadores de novas aprendizagens
A quantidade de informação
  • A nossa capacidade de aprender novas informações é limitada, por isso é necessários proceder a uma selecção da informação relevante, organizando-a de modo a poder ser gerida em termos de aprendizagem.
A diversidade das atividades
  •  Quanto mais diversificadas forem as abordagens a um tema, quanto mais diferenciadas forem as tarefas, maior é a motivação e a concentração e melhor decorre a aprendizagem.
A planificação e a organização
  • A definição clara de objetivos, a seleção de estratégias, é essencial para uma aprendizagem bem – sucedida.
  • A planificação e organização promovem o controlo dos processos de aprendizagem.
A cooperação
  • Determinados tipos de aprendizagem são mais bem resolvidos e a aprendizagem é mais eficaz se trabalharmos de forma cooperativa.
  • A cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz.



Importância da aprendizagem

 - É a aprendizagem que nos permite adquirir os diversos modos de agir e de reagir e de alterar os nossos comportamentos para nos adaptarmos a novas circunstâncias que, inevitavelmente, enfrentamos num mundo em constante mutuação;
- É processo cognitivo de nos permite adquirir o estatuto de verdadeiros seres humanos;
- Pela aprendizagem adquirimos saberes, saber fazer, saber estar, saber ser.
- É a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações e as atitudes, a personalidade. 





Mariana Lima nº16





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