Marcador Somático
O carácter específico dos processos emocionais
- A hipótese do marcador somático propõe uma importante ligação entre emoção, o sentimento e tomada de decisão.
Assim, um défice nos mecanismos neuronais das emoções prejudicam a tomada de decisão. Quando tomamos decisões, temos de avaliar o valor das opções disponíveis, usando os processos cognitivos e emocionais. Quando enfrentamos escolhas complexas e potencialmente conflituosas, podemos não ser capazes de decidir usando apenas os processos cognitivos, o que pode tornar-se sobrecarregado e incapaz de nos ajudar a decidir. Nestes casos, os marcadores somáticos assumem-se como preciosos “atalhos” que auxiliam na tomada de decisões.
As alterações fisiológicas (por exemplo, a contração muscular, frequência cardíaca, libertação de hormonas, postura, expressão facial, entre outros) ocorrem no corpo e são transmitidas para o cérebro, onde são transformadas numa emoção que transmite algo ao indivíduo sobre o estímulo a qual foi exposto. Com o tempo, as emoções (e as respetivas mudanças corporais) ficam associadas a situações específicas e a determinados resultados passados (memórias).
António Damásio
“As emoções são mudanças no corpo e no cérebro em resposta a diferentes estímulos.”
“Os marcadores somáticos funcionam como uma espécie de decisores automáticos com base na antecipação de ganhos/perdas com resgate no histórico de memórias passadas.”
Sem comentários:
Enviar um comentário