quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Freud e a personalidade
1ª Tópica
• Freud afirma a existência do inconsciente, zona do psiquismo que não conhecemos, sendo que este propõe uma estrutura trinitária da personalidade em que o inconsciente é a origem de toda a vida préquica e está sujeito ás forças do recalcamento exercido pela censura.
▪ Na primeira tópica Freud compara o psiquismo a um icebergue, distinguindo três estruturas: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.
2ª Tópica
• Freud evolui na sua conceção e apresenta a 2ª tópica acentuando o carácter dinâmico do psiquismo e afirmando a existência de três estruturas explicando o que define cada uma delas:
▪ ID: existe desde o nascimento; zona inconsciente, a partir da qual se forma o ego e o superego; constituído por pulsões, instintos e desejos sobretudo de natureza sexual, rege-se pelo princípio do prazer; não se orienta por normas; é o reservatório da energia das pulsões sexuais (líbido).
▪ Ego: forma-se a partir do ID durante primeiro ano de vida; rege-se pelo princípio da realidade; decide quais os desejos e impulsos que podem ser realizados; é lógico e racional; sofre a pressão do ID e do superego.
▪ Superego: forma-se entre os e os 5 anos e a sua formação relaciona-se com a vivência do complexo de Édipo; corresponde á interiorização das normas, dos valores sociais e morais; funciona como censura face ás pressões do ID; pressiona o ego para controlar o ID.
Trabalho realizado por Margarida Campelos e Beatriz Teixeira 12ºC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário