terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Blasfémia



Nicolau Copérnico foi um astrônomo, matemático, médico e religioso polaco. Ficou conhecido pela sua teoria de que a Terra não era o centro do Universo, mas sim o Sol e que a Terra e outros planetas orbitavam à volta deste. Chegou a esta conclusão pois não se viam as mesmas estrelas no hemisfério norte e no hemisfério sul. Explicou também como ocorriam as estações.



Nicolau Copérnico nasceu em Torun, Polónia no dia 19 de fevereiro de 1473 filho de ricos comerciantes e o seu pai era o líder municipal, Tinha 3 irmãos e ficou órfão com 10 anos, altura em que passou a viver com um tio materno. Quando fez 18 anos entrou na Universidade de Cracóvia ( na época capital da Polónia). Lá estudou matemática e astronomia. Visto que as aulas eram em latim e Nicolau tinha vários amigos italianos, com 24 anos mudou-se para Itália onde foi estudar Direito.
Acabou por regressar à Polónia em 1501 onde se tornou padre. Voltou a tornar a Itália para estudar medicina mas acabaria por voltar de vez à Polónia em 1506.



Foi quando voltou de vez à Polónia que desenvolveu a teoria heliocêntrico. Foi na torre da Catedral de Frauenburg (torre que viria a ser chamada de "Torre de Copérnico") onde vivia e onde fez as observações que lhe fizeram chegar a essa teoria. A revolucionária teoria de Copérnico vem contradizer as ideias geocêntricas de Ptolomeu. Veio também contradizer as ideias da instituição que representava, ideias essas que eram consideradas verdades indiscutíveis.

Esta sua teoria foi divulgada num conjunto de seis volumes chamado "De Revolutionibus Orbium Celesti", em português Os Movimentos dos Corpos Celestes. Reza a lenda que o primeiro exemplar terá chegado às mãos de um outro astrônomo nos seus últimos dias de vida. As suas conclusões não foram logo aceites pela comunidade científica, pelo contrário encontraram uma forte oposição. Só 30 anos depois foram verdadeiramente consagradas pelo trabalho de Kepler e Galileu Galilei.

Nicolau Copérnico acabaria por morrer em Frauenburg, cidade onde era padre no dia 24 de maio de 1543.

Curiosidades:
               1. A América foi descoberta tinha Copérnico 14 anos. Nessa altura, a astronomia era muito importante para a navegação marítima.
               2. Apesar de ser um homem letrado e muito inteligente, Nicolau era extramente humilde. Passava o dia a ajudar os pobres doentes e a noite a ver as estrelas.

Trabalho realizado por Hugo Silva e Eduardo Costa 12ºC



Sem comentários:

Enviar um comentário