segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Cultura e Mente

                                               Cultura

A cultura é a totalidade dos conhecimentos, das crenças, das artes, dos valores, das leis, dos costumes e de todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade. Assim, as crenças englobam as diferentes religiões, as ideologias políticas e as ideias acerca da natureza humana; as teorias de conhecimento englobam a ciência moderna, as diversas astrologias e as várias medicinas alternativas; as construções e objetos englobam casas, satélites, estradas, computadores, garfos, roupas, e garrafas; os valores englobam a atribuição a certos comportamentos, qualidades e objetos; as leis e normas regulam a vida em comum; as artes exprimem os modos de uma determinada sociedade; por fim, os costumes são modos de iteração social, de comportamento, de apresentação à sociedade e englobam os rituais de saudação, os modos de preparar alimentos e de os consumir, as celebrações e os modos de vestir. Todos estes elementos encontram-se organizados no todo cultural, isto é, mudam e influenciam-se mutuamente. Assim, os elementos simbólicos, como as crenças, os valores e as normas materializam-se nas múltiplas produções culturais, nomeadamente em peças de roupa, em instrumentos e em matérias-primas utilizadas.

Mente


Tradicionalmente tinha-se uma ideia restrita da mente, pensando que esta só servia para desempenhar funções cognitivas e que se opunha ao corpo, à sensibilidade, à emoção. Era um modelo abstrato, esquemático e depurado da mente. Em finais do sec XX é que a afetividade e a subjetividade começaram a ter lugar no conhecimento. 
Processos cognitivos atividades mentais implicadas na compreensão, processamento e comunicação do saber. Tendem para uma certa objetividade e impessoalidade. Comunicação entre os órgãos recetores e o sistema nervoso central. O conhecimento dá-se através da transformação de estímulos sensíveis exteriores numa informação interiormente processada de modo a ter sentido para o sujeito. O conhecimento implica uma serie de processos, com a perceção, a aprendizagem e a memoria.
Processos emocionais aspetos afetivos agradáveis ou desagradáveis que acompanham a vivencia das mais diversas situações do meio. São subjetivos e individuais. São comandados pelo hipotálamo, podemos individualizar as emoções em relação a afetos e sentimentos.
Processos conativos (conação = tendências do ser humano para agir deliberadamente no meio físico e social) fatores de personalidade associados às motivações e intenções que dinamizam o sujeito para a ação. A ação humana é condicionada pelos lobos frontais (área motora, a área pré-frontal é responsável pela reflexão e vontade. Atos voluntários e intencionais orientados para a realização de projetos previamente delineados. 

Perceção processo de organização e interpretação da informação sensorial que nos permite identificar objetos e acontecimentos significativos. 
Caráter bipolar da perceção o sujeito capta (órgãos dos sentidos) e interpreta (áreas cerebrais especificas) as estimulações. O objeto é um conjunto de estímulos de várias naturezas.
Analogia entre a atividade do sistema nervoso e o funcionamento do computador
- Ao carregar nas teclas de um computador enviam-se informações sob a forma de impulsos elétricos. Quando os estímulos físicos contactam com os órgãos recetores são provocados impulsos semelhantes no cérebro 
- Do mesmo modo que o computador necessita de um programa para processar a informação, no homem essa função é desempenhada pelo cérebro, que descodifica os impulsos elétricos atribuindo-lhes significado
- Tanto no computador com no homem existem mecanismos condutores que estabelecem ligações entre os centros de descodificação e os órgãos periféricos (SNP).



Eliana Teixeira nº10
Mariana Lima  nº16


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