O cão de Pavlov explora os problemas inerentes ao condicionalismo clássico, que é um processo que estuda a modificação de comportamentos com base nos efeitos estímulo-resposta. O condicionalismo está também associado à "psicologia da aprendizagem" e/ou "comportamentalismo".
Esta experiência foi realizada pelo fisiólogo russo Ivan Petrovich Pavlov. Ivan Pavlov nasceu na Rússia em 1849. Este formou-se em medicina e, apesar de ter ficado famoso pelo desenvolvimento do reflexo condicionado, ganhou o Prémio Nobel da Medicina em 1904 pelas suas descobertas sobre o sistema digestivo. Esta experiência ocorreu em 1903, logo Pavlov ainda não tinha ganho o Nobel. Ivan Pavlov morreu em 1936 com 87 anos.
Durante os seus estudos sobre o sistema digestivo, Pavlov começou a desenvolver um interesse particular na salivação que os cães produziam sem a presença de comida. O objetivo que Pavlov pretendia com esta experiência era demonstrar que os reflexos condicionados eram adquiridos.
A experiência funcionava da seguinte maneira: todas as vezes que ele alimentava os cães tocava uma sineta. Com o passar do tempo, os cães começaram a associar o barulho da sineta como um indicador de alimento e começavam a salivar, mesmo quando chegavam ao prato e este estava vazio. Esta experiência é nos familiar porque quase todos já fizemos algo parecido para domesticar os nossos cães, mas a experiência de Pavlov tinha outro objetivo: os reflexos condicionados.
Os seres vivos já nascem com alguns reflexos, ou seja, programados para terem certas reações quando confrontados com situações específicas. O que Pavlov descobriu é que esses reflexos podem ser criados do zero, sem motivo aparente. Um exemplo comum é um filme de terror. Quando algo de assustador acontece as pessoas fixam na música que a antecedeu e, em cenas futuras do filme, sempre que essa música passar a pessoa fica logo com medo de que algo assustador aconteça. Ou seja, nesta situação nós próprios nos tornamos nos "cães de Pavlov" como disse o psicólogo Edward Kardas, professor da Universidade Southern Arkansas, nos EUA.
Para concluir, Pavlov descobriu que este tipo de condicionalismo pode ser a base do comportamento humano. Este também atribui culpas ao condicionalismo por alguns problemas psíquicos. Ele acreditava que, por algum motivo, um simples "obrigado" podia ser um estímulo externo de agressão que se ligava na mente dos psicopatas.
Hoje em dia, ainda vemos ramificações do trabalho do médico russo. A própria publicidade utiliza técnicas desenvolvidas por Pavlov.
Hugo Silva
Eduardo Costa 12º C
Sem comentários:
Enviar um comentário