O que é a mente?
A mente é o conjunto que integra os processos cognitivos, emocionais e conativos.
O cérebro é a base fisiológica da mente, mas o seu conhecimento especializado não é suficiente para esclarecer os processos que nela ocorrem.
No entanto, a mente era perspetivada como um conjunto de componentes cognitivas ou intelectuais, independentes umas das outras.
Tinha-se uma conceção muito restrita de mente, associando-a a funções meramente cognitivas, independente do corpo, da sensibilidade e das emoções.
As conclusões dos estudos feitos pelos neurocientistas atestam a que a mente é um sistema de interações organizadas de modo complexo.
Estas conclusões conduzem também a um conceito mais alargado de mente, agregando processos intelectuais, afetivos e conativos.
Contextualização...
Durante muito tempo, associou-se o conceito de mente à dimensão cognitiva do ser humano. Falar em mente humana era sinónimo em falar de raciocínio, dedução, abstração, juízos e conceitos.
Com o passar do tempo, compreendeu-se que o funcionamento mental não se reduz à dimensão cognitiva, à produção racional, abstrata dos conhecimentos.
Constatou-se que a mente humana implicava também as emoçōes, os sentimentos, a afetividade e a ação.
A mente passa então a ser encarada como um sistema que integra tanto processos cognitivos, como processos emocionais e conativos.
É uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa: os processos mentais implicam-se mutuamente de forma integrada.
Funcionamento dos 3 processos mentais:
- Processos cognitivos: relacionados com o saber, com o conhecimento, reportam-se à criação, transformação e utilização da informação do meio interno e exterior. Associam-se à questão “O quê?”. No âmbito dos processos cognitivos, estuda-se a perceção, a memória e a aprendizagem.
- Processos emotivos: relacionados com o sentir. São estados vividos pelo sujeito caracterizados pela subjetividade. Correspondem às vivências de prazer e desprazer e à interpretação das relações que temos com as pessoas, objetos e ideias. Estão associados à questão “Como?”. No âmbito dos processos emotivos, são estudados os conceitos de emoção, afeto e sentimento.
- Processos conativos: relacionados com o fazer, expressam-se em ações, comportamentos. Correspondem à dimensão intencional da vida psíquica. Estão associados à questão “Porquê?”. No âmbito dos processos conativos, são aprofundados os conceitos de intencionalidade, tendência e esforço de realização.
“Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas."
Mariana Pereira, n.24
Mariana Sá, n.22
Sem comentários:
Enviar um comentário