quarta-feira, 18 de março de 2020

Metodologia de Investigação


Metodologia de Investigação


          Após Freud ter abandonado a hipnose como meio de exploração do inconsciente, Freud vê a necessidade de desenvolver um método próprio, aplicando assim os métodos clínicos que abrangem um conjunto de técnicas que permitem trazer ao consciente as causas nao conhecidas, inconsistentes dos problemas e conflitos dos pacientes. Freud para tal recorre  a alguns procedimentos ou técnicas próprias :
    Resultado de imagem para associação livres freud
  •  Associação livres;
  •  Interpretação dos sonhos;
  •  Análise das transferências;
  •  Análise dos atos falhos;

          associação livre é o método terapêutico por excelência da psicanáliseFreud o inventou em substituição ao hipnotismo no tratamento das neuroses. Começou a utilizá-la no tratamento de Elizabeth Von R. que solicitou a Freud que a deixasse associar livremente, sem pressionar a busca de uma lembrança específica.



Em que consiste associação livre ?
          A associação livre é um método em que o psicanalista pede ao analisado que diga tudo o que sente e pensa, sem qualquer omissão mesmo que para o analisado possa parecer insignificante, desagradável ou absurdo. É no decorrer deste procedimento que se manifestam certas resistências desejos ,recordações e recalcamentos inconscientes que o psicanalista tenta identificar e interpretar. 
Resultado de imagem para pessoa sentada numa cadeira de consultório psiquiátrico
  • Interpretação dos sonhos;
          Interpretação dos sonhos fora para além de um método de investigação do inconsciente como também fora o nome de uma grande obra de Freud abordando  os processos inconscientes, pré-conscientes e conscientes envolvidos nos sonhos, incluindo sonhar, recordar e relatar o sonho.O livro explica
o argumento para postular o novo modelo do inconsciente e desenvolve um método para conseguir acesso ao mesmo, tomando elementos de suas experiências prévias com as técnicas de hipnose.

Resultado de imagem para freud interpretaçao dos sonhos
link para a aquisição do livro "A Interpretação dos Sonhos":
https://www.fnac.pt/A-Interpretacao-dos-Sonhos-Sigmund-Freud/a297005?gclid=Cj0KCQjwjcfzBRCHARIsAO-1_OpH3uuEd6Gk5QvZH8oTsZQiiJi45r1_Km0fVisph_SyqQ_wYfQRho0aAkwxEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
Em que consiste o método de interpretação dos sonhos?
Resultado de imagem para pessoa descrevendo seu sonho psicologo
          A interpretação dos sonhos consiste na analise do sonhos do paciente pelo psicanalista ,onde o psicanalista pede ao paciente que descreve/relate os seus sonhos. Segundo Freud o sonho seria a realização simbólica  de desejos recalcados. Freud distingue o conteúdo manifesto do sonho (o que é lembrado, o que é consciente ) e o conteúdo latente (os desejos medos recalcamento que estão subjacentes), cabe agora ao analista dar um sentido interpretando os sonhos narrados.
  • Análise das transferências;
Resultado de imagem para analise transferencias psicologo          A análise das transferências tem como objectivo analisar/interpretar os dados do processo de transferência . A transferência é um processo em que o analisado transfere para o psicanalista os sentimentos de amor/ódio vividos na infância , sobretudo relativamente aos pais.
  • Analise dos atos falhos/falhados
Resultado de imagem para ato falho
    
      Ato falho ou ato falhado representa um ato de diferente significado a intenção consciente da qual o sujeito desejaria expressar. Este ato pode ocorrer tanto na fala na memória, na escrita ou numa acção física. É causado em razão de desejos existentes no inconsciente que acabam por interferir no próprio consciente, mas que não é percebido pela consciência do próprio sujeito durante o momento em que ocorre.
Em que se baseia o método de analise dos atos falhos ou falhados?
Resultado de imagem para ato falho PSICOLOGO          O método baseia se na procura ,por parte do psicanalista, interpretar os esquecimentos ,lapsos e erros de linguagem , leitura ou audição do analisado.Segundo Freud estes erros involuntários manifestariam desejos recalcados no inconsciente e que irromperiam na vida quotidiana . Freud dedica ao estudo destes lapsos uma obra:
A Psicopatologia da Vida Quotidiana.




















Sem comentários:

Enviar um comentário