Remete para o desenvolvimento da personalidade, que ele explica através do desenvolvimento da sexualidade. A sua concepção está relacionada com a construção das instâncias psíquicas. Primeiramente vamos analisar as concepções do psiquismo.
Segundo Freud, o psiquismo divide-se em áreas distantes, isto é, espaços a que correspondiam características e formas de funcionar diferentes. Normalmente, distinguem-se 2 teorias sobre a constituição do aparelho psíquico: o 1º tópico e o 2º tópico.
- 1º tópico: Freud distingue 3 instâncias: consciente, pré-consciente e inconsciente.
Consciente: Zona do psiquismo que corresponde aos pensamentos, sentimentos a que o sujeito tem acesso através da introspeção.
Pré-inconsciente: Zona do psiquismo, entre o consciente e o inconsciente, constituído por conteúdos que podem ser traduzidos à consciência.
Inconsciente: Pulsões, desejos, sentimentos, recordações recalcadas cujo acesso ao consciente é impedido pela censura.
- 2º tópico: Acentua no carácter dinâmico do psiquismo. Deste modo, afirma a existência de 3 estruturas que constituem a personalidade: ID, EGO e SUPEREGO.
ID:
- Zona inconsciente, instintiva, a partir do qual se formam o EGO e SUPEREGO;
- Constituído por pulsões e desejos desconhecidos;
- Está desligado do real;
- Não se orienta por normas ou princípios morais, sociais ou lógicos;
- Rege-se pelo princípio do prazer;
- É o reservatório do libido - energia das pulsões sexuais;
- Existe desde o nascimento.
EGO:
- Zona fundamentalmente consciente que se forma a partir do ID;
- Rege-se pelo princípio da realidade;
- É lógico e racional;
- Tem de gerir as pressões que recebe do ID e SUPEREGO;
- Forma-se durante o 1º ano de vida.
SUPEREGO:
- Zona do psiquismo que corresponde á interiorização das normas, dos valores sociais e morais;
- Resulta do processo de socialização, da interiorização de modelos como os pais, professores e adultos;
- É a componente ética e moral do psiquismo;
- Pressiona o EGO para controlar o ID;
- Forma-se entre os 3 e os 5 anos com a vivência e a ultrapassagem do complexo de Édipo.
O desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequência de estádios psicossexuais que decorrem desde o nascimento até à adolescência: estádio oral, anal, fálico, de latência e genital.
- Estádio Oral ( 0-12 meses ):
- A zona erógena principal é a boca: o bebé obtém prazer ao mamar, ao levar objetos à boca e através de estimulações corporais;
- O desmame corresponde a um dos primeiros conflitos vividos: o ID, orientado pelo princípio do prazer, é dominante, opondo-se ao EGO, que se rege pelo princípio da realidade;
- É neste estádio que se forma o EGO.
- Estádio Anal ( 1-3 anos ):
- A zona erógena principal é a região anal: a criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes;
- É nesta fase que se faz a educação para a higiene;
- O controlo da defecação gera sentimentos de prazer e de dor;
- Há um reforço do EGO.
- Estádio Fálico ( 3-5 anos ):
- A zona erógena principal é a região genital: os órgãos sexuais são estimulados pela criança obtendo prazer;
- Surge o complexo do Édipo, que consiste na atração da criança pelo progenitor do sexo oposto e agressividade para com o progenitor do mesmo sexo;
- É através do processo de identificação que se supera o complexo do Édipo.
- Estádio de Latência ( 6-11/12 anos ):
- Período caracterizado por uma aparente atenuação da atividade sexual;
- Ocorre a amnésia infantil: a criança reprime no inconsciente as experiências que a perturbaram no estádio fálico;
- A criança investe a sua energia nas atividades escolares.
- Estádio Genital ( puberdade - idade adulta ):
- A zona erógena principal é a região genital;
- Há uma reativação do complexo do Édipo;
- O processo de autonomia relativamente aos pais passa por os encarar de forma mais realista;
- O prazer sexual envolve todo o corpo integrando todas as zonas erógenas.
Beatriz Silva
Sara Sousa
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