Watson e o comportamento
John Broadus Watson (1878 -1958) foi um psicólogo, o fundador do comportamentalismo ou até mesmo, o behaviorismo.
- Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago.
- Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação, muda para Psicologia.
- Doutorou-se depois em Neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos brancos e o sistema nervoso central.
Em 1913, publicou o artigo "A Psicologia como um comportamentista a vê", onde apresenta os fundamentos da sua teoria.
Para Watson, a psicologia não devia ter em conta nenhum tipo de preocupações introspectivas, filosóficas ou motivacionais, mas apenas e simplesmente os comportamentos objectivos, concretos e observáveis.
O Comportamento
A preocupação central de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha como objeto o estudo da mente, da consciência através da introspecção. Apesar de não negar os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objecto de estudo da psicologia. São constituintes da vida pessoal de cada um mas não objecto de uma ciência.
Watson decide então, orientar a sua concepção em termos de estímulo-resposta, utilizando como objecto de estudo o comportamento. O comportamento é precisamente a resposta (R) de um indivíduo a um estímulo (E) ou a um conjunto de estímulos do meio ambiente (situação). Watson enquadrava as suas teorias numa corrente que dava pelo nome de behaviorismo (ou comportamentalismo). O objetivo desta corrente é estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas, entre causas e efeitos, como qualquer outra ciência. Os comportamentos observados:
- actos simples: afastar a mão de uma agulha;
- actos mais complexos: ler, escrever, etc.
Cabe à psicologia observar, quantificar, descrever o comportamento enquanto relação causa e efeito, mas nunca interpretá-lo. Tal como noutras áreas científicas, objectivo seria enunciar leis; no caso da Psicologia, leis do comportamento a partir do estudo da variação das respostas em função dos estímulos. Conhecido o estímulo, seria possível prever a resposta, e vice-versa.
O Papel do Meio
Uma das ideias centrais do behaviorismo decorre da sua concepção de ser humano: uma página em branco inicial que o meio e a educação vão moldar.
Os comportamentos são, portanto, aprendizagens condicionadas pelo meio em que nos encontramos inseridos; o comportamento humano é produto de condicionamentos. O ser humano reage aos estímulos exteriores em função dos reflexos condicionados que adquiriu.
Grande parte das respostas dos seres humanos são resultado de aprendizagens condicionadas pelo meio.
Rejeita qualquer ideia de transmissão hereditária de uma aptidão ou qualidade de carácter. O meio constrói o ser humano e, por isso, a importância da educação.
“O homem não nasce, constrói-se.”
Método de investigação
Assim como, na física e na química, se decompõe o objecto de estudo nos seus elementos mais simples, também em psicologia se teria que decompor o comportamento nos seus elementos para serem explicados de modo objectivo e rigoroso. Para tal efeito recorre ao método experimental: define uma amostra da população dividindo-a em dois grupos.
- No grupo experimental faz variar o factor que considera responsável pelo comportamento (variável independente).
- No grupo de controlo não há qualquer intervenção.
- O comportamento dos dois grupos é depois comparado, e caso seja confirmado por outras experiências, faz-se a generalização para a população.
Para Watson, só o método experimental asseguraria o carácter científico à psicologia.
Concluindo...
A importância do papel de Watson na história da psicologia é indiscutível.
Confinando o comportamento à fórmula E-R, estímulo-resposta, decompondo-o nas componentes mais simples, afastou do estudo da psicologia os processos mentais e os comportamentos mais complexos.
Críticas...
Surgiam sobretudo pelo facto de não ter tido em conta os estados mentais e as representações mentais apenas para o estudo dos comportamentos observáveis.
Ao considerar que o ser humano é resultado de processos de aprendizagem, deu grande ênfase à influência do meio.
Mariana Sá, n.22
Mariana Pereira, n.24
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