sexta-feira, 20 de março de 2020

Todo é mais que a soma das partes

O Todo é mais que a soma das partes 



Só o Todo pode trazer o significado, e o que revela o significado deste Todo é a inter-relação das Partes.
Então, para se compreender este Todo, é necessário descobrir e conhecer a relação entre as Partes. Assim, percebemos que o todo é diferente da soma das partes, pois a percepção é determinada pelo caráter do campo como um todo, não é uma soma, nem produto das partes, é uma realidade. O Todo que determina as Partes.





Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos... 






O que é Gestalt?

   A teoria da forma, ou Gestalt, como é conhecida pela psicologia, foi um movimento alemão que explica o porquê de ser impossível conhecer o todo pelo meio das suas partes. Ou seja: “A+B” não é simplesmente “A+B”. A soma dessas partes dá origem a outros elementos, como “C”, por exemplo. E esse terceiro componente promove um comportamento às vezes difícil de ser explicado, porque na maioria dos casos ele é implícito. 
    Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos. 

Em resumo, a psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo. O principio básico da teoria gestalista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma das suas partes.

Um exemplo de Parte e Todo é uma orquestra quando escutamos cada instrumento separado (parte) é diferente de quando escutamos a orquestra inteira (todo), cada instrumento (parte) tem a sua particularidade, mas quando ouvimos a orquestra (todo) temos outra percepção, não ouvimos o som de cada instrumento, mas sim um conjunto, um Todo composto de Partes.


Trabalho realizado por:
Rita Oliveira Nº26
Rúben Ferreira Nº28

Sem comentários:

Enviar um comentário