terça-feira, 10 de março de 2020

A Teoria do desenvolvimento psicossexual


O que é desenvolvimento psicossexual para Freud?

teoria do desenvolvimento psicossexual foi proposta pelo famoso psicanalista Sigmund Freud e descreveu como a personalidade era desenvolvida ao longo da infância. Embora a teoria seja bem conhecida na psicanálise e na psicologia, é também uma das mais controversas.
Então como é que esta teoria psicossexual funciona? Freud acreditava que a personalidade era desenvolvida através de uma série de estágios de infância em que as energias da busca do prazer do ID tornam-se focadas em determinadas áreas erógenas. Esta energia psicossexual, ou libido , foi descrita como a força motriz por trás do comportamento.
A teoria psicanalítica sugeriu que a personalidade é maioritariamente formada aos cinco anos de idade. As primeiras experiências desempenham um grande papel no desenvolvimento da personalidade e continuam a influenciar o comportamento humano.
Então o que acontece durante cada estágio de desenvolvimento psicossexual? E se uma pessoa não consegue progredir completamente através de um estágio? Se essas etapas psicossexuais são concluídas com êxito, o resultado é uma personalidade saudável. Se certas questões não são resolvidas na fase adequada, podem ocorrer fixações. A fixação é um foco persistente num estágio psicossexual. Até que este conflito seja resolvido, o indivíduo mantém-se “preso” nesta fase. Por exemplo, uma pessoa que está fixada na fase oral pode ser mais dependente dos outros e pode buscar estimulação oral através de fumar, beber ou comer.





As 5 fases do desenvolvimento psicossexual para Freud


1º- Estádio Oral 

Faixa Etária: 0-12/18 meses
Zona Erógena/ Libido: Boca

Durante o estádio oral, a fonte primária de interação do lactente ocorre através da boca, de modo que o enraizamento e reflexo de sucção é especialmente importante. A boca é vital para comer e a criança obtém prazer/satisfação através da alimentação no seio materno e o sugar de objetos ou partes do corpo. Estes reduzem a tensão e induzem ao sono, é uma espécie de processo de defesa contra o medo de "perder a mãe". A criança é totalmente dependente de cuidadores (que são responsáveis pela alimentação dela), e também desenvolve um sentimento de confiança e conforto através desta estimulação oral. 
O processo de desmame é o principal conflito nesta fase e o contacto inicial da criança com as exigências sociais.
Se ocorrer a fixação nesta fase, Freud acreditava que o indivíduo teria problemas com dependência ou agressão. A Fixação oral pode resultar em problemas com a bebida, comer, fumar ou roer as unhas.




2º- Estádio Anal

Faixa Etária: 12/18 meses- 3/4 anos)
Zona Erógena/ Libido: Ânus

Durante a fase anal, Freud acreditava que o foco principal da libido estava no controle da bexiga e evacuações. A criança obtém prazer/ satisfação através da retenção e a expulsão de fezes (a dor e o prazer). A criança tem de aprender a controlar as suas necessidades corporais, tem de experimentar o domínio sobre as funções orgânicas e relacionar-se com o exercício da autonomia. Este é o principal conflito nesta fase.  Desenvolver esse controle leva a um sentimento de realização e independênciaDe acordo com Freud, o sucesso nesta fase é dependente da maneira como os pais apoiam, de certa forma, as crianças.  Os pais que utilizam elogios e recompensas no momento oportuno incentivam resultados positivos e ajudam as crianças a se sentir capazes e produtivas. Freud acreditava que experiências positivas durante este estágio servem de base para que as pessoas tornem-se adultos competentes, produtivos e criativos.
No entanto, nem todos os pais fornecem o apoio e encorajamento que as crianças precisam durante este estágio. Alguns pais vão punir com ridicularização ou vergonha os acidentes das crianças. De acordo com Freud, as respostas parentais inadequadas podem resultar em resultados negativos.  Se os pais levam uma abordagem muita branda, Freud sugeriu que poderia se desenvolver uma personalidade anal-expulsivaem que o indivíduo tem uma personalidade confusa ou destrutiva.  Se os pais são muito rigorosos, Freud acreditava que uma personalidade anal-retentiva se desenvolveria, na qual o indivíduo é rigoroso, ordenado, rígido e obsessivo. Nesta fase outras pessoas podem surgir como fonte de satisfação e investimento afetivo. 




3º- Estádio Fálico 

Faixa Etária: 3/4 anos- 5/6 anos
Zona Erógena/ Libido: Genitais

Durante a fase fálica, o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. Nessa idade, as crianças também começam a interessar-se pelas diferenças de sexo. A masturbação (manipulação dos genitais) é o principal fator de prazer/satisfação das crianças.
Freud também acreditava que os meninos começam a ver seus pais como rivais pelo afeto da mãe. O complexo de Édipo descreve esses sentimentos de querer possuir a mãe e o desejo de substituir o pai. No entanto, a criança também teme ser punida pelo pai por estes sentimentos, um medo que Freud denominou de angústia de castraçãoO termo complexo de Electra tem sido usado para descrever um conjunto semelhante de sentimentos vivenciados pelas jovens. Freud, no entanto, acredita que as meninas, em vez disso experimentam inveja do pénisFreud acreditava que a inveja do pénis não foi totalmente resolvida e que todas as mulheres continuam a ser um pouco fixadas neste estágio.




4º- Estádio de Latência

Faixa Etária: 5/6 anos- puberdade
Zona Erógena/ Libido: Sentimentos sexuais são inativos

Durante o período de latência, os  interesses da libido são suprimidos. O desenvolvimento do ego superego contribuem para este período de calma. O estágio começa na época em que as crianças entram na escola e tornam-se mais preocupadas com as relações entre colegas, hobbies e outros interesses.
O período de latência é um tempo de exploração em que a energia sexual ainda está presente, mas é direcionada para outras áreas, como atividades intelectuais e interações sociais. Os processos de identificação com o progenitor do mesmo sexo são intensificados a partir da superação do Complexo de Édipo. Esta etapa é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e autoconfiança. 




5º- Estádio Genital

Faixa Etária: Após a puberdade
Zona Erógena/ Libido: Amadurecimento dos interesses sexuais

Durante a fase final de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo desenvolve um forte interesse sexual no sexo oposto. Esta fase começa durante a puberdade, mas passa por todo o resto da vida de uma pessoa.  A libido primária ressurge associada à capacidade para reprodução, que é a forma definitiva de desenvolvimento sexual adulto- Objetal (não- incestuoso), genital e heterossexual.
Em fases anteriores, o foco foi exclusivamente nas necessidades individuais, porém o interesse pelo bem-estar dos outros cresce durante esta fase. Se as outras etapas foram concluídas com êxito, o indivíduo deve agora ser bem equilibrado, tenro e carinhoso. O objetivo desta etapa é estabelecer um equilíbrio entre as diversas áreas da vida.




A teoria de Freud ainda hoje é considerada controversa , mas imaginem quão audaciosa parecia durante o final dos anos 1800 e início dos anos 1900. Tem havido um grande número de observações e críticas da teoria psicossexual de Freud sobre uma série de motivos, incluindo críticas científicas e feministas.



Beatriz Lopes nº7
Beatriz Pereira nº8



Sem comentários:

Enviar um comentário