terça-feira, 24 de março de 2020

O que é a psicanálise?

A psicanálise é um tratamento psicoterapêutico profundo e intensivo dirigido ao alívio do sofrimento psicológico, ao desenvolvimento da personalidade e ao auto conhecimento. Algumas pessoas comparam a psicanálise a um curso avançado no qual são ao mesmo tempo elas próprias investigadoras e o objeto de investigação.

De acordo com Sigmund Freud, psicanálise é o nome de:

-Um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo,

-Um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos,

-Uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica. A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica.

Como funciona a psicanálise?

A imagem acima,mostra uma pessoa no consultório conversando com o psicanalísta e ajuda a compreender como funciona uma terapia psicanalítica. Tudo está dependente da relação de confiança entre o psicanalista e o paciente, sendo que o diálogo é o principal instrumento de trabalho.

A abordagem criada por Freud usa o princípio da associação livre. A ideia é orientar a pessoa a conversar sobre vários temas com o psicanalista. Esse processo ajuda a trazer pensamentos que, normalmente, não seriam pensados.

Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos.

As sessões têm geralmente de 45 a 50 minutos, com uma frequência de três vezes por semana.

A quem se destina?

A pessoas que sofrem de problemas psicológicos recorrentes impeditivos da experiência da felicidade com os respetivos companheiros, família e amigos, bem como da experiência do sucesso e gratificação no trabalho e nas tarefas normais da vida quotidiana.

Ansiedade, inibições e depressão são frequentemente expressão de conflitos internos que impactam nas nossas relações, de modo a que quando não são tratados, podem condicionar bastante as escolhas pessoais e profissionais.

Alguns psicanalistas defendem que estão mais aptos a usufruir em pleno dos benefícios da psicanálise aquelas pessoas que apresentem:

- Uma boa capacidade de expressão verbal, capacidade de acesso à experiência interna das emoções e de expressão da mesma, capacidade de reflexão, uma atitude orientada para a resolução de problemas, desejo de entender o passado, curiosidade sobre o significado das coisas, capacidade de tolerar e lidar com a vulnerabilidade e com afetos e vivências mais difíceis, capacidade de simultaneamente auto-observar e experienciar, sentido de humor e resiliência debaixo de stress.

Rodrigo Coelho e João Salgado

Sem comentários:

Enviar um comentário