O que é uma doença mental?
As doenças mentais são distúrbios graves que causam alterações biológicas no cérebro e são extenuantes a diferentes graus. Refere-se à sanidade da pessoa, de acordo com o comportamento, as conveniências sócio-culturais, nomeadamente a obediência aos pais, a postura sexual, etc.
A Psiquiatria clássica considera os sintomas um sinal de distúrbio orgânico. Isto é, a doença mental é igual à doença cerebral. A sua origem é endógena, intrínseca, que se desenvolve no organismo, relacionado com alguma lesão de natureza anatômica ou distúrbio fisiológico cerebral. O distúrbio ou anomalia da estrutura ou do funcionamento cerebral promove distúrbios no comportamento, na afetividade, no pensamento, etc.
Os problemas da saúde mental podem incluir alterações no:
- pensamento;
- humor;
- energia;
- comportamento.
↓
traduzindo-se em sinais e sintomas. Quando adquirem intensidade severa ou persistem no tempo, aliadas ao sofrimento ou à disfunção, podem ser diagnosticadas como uma perturbação mental. Nestas incluem-se:
- as perturbações de ansiedade;
- o humor (depressão, perturbação bipolar);
- a perturbação obsessivo-compulsiva;
- a esquizofrenia;
- entre outros.
As doenças mentais foram observadas no período do Renascimento. Contudo, eram raras as internações relacionadas com doenças mentais em hospitais, e quando ocorriam, os pacientes recebiam o mesmo tratamento que os outros doentes, através de sangrias, purgações, ventosas.
Nos séculos XVII e XVIII, a designação de "louco" não dependia de uma ciência médica. Era atribuída à perceção de instituições como a igreja, a justiça e a família que estabeleciam uma relação com o indivíduo.
É no início da Modernidade que se iniciam reflexões médicas e filosóficas, onde era possível situar a loucura como algo que ocorria no interior do próprio Homem. O tratamento fazia-se a partir da medicação, com autoridade do médico. Mais tarde, a especialidade que se foca neste tipo de tratamentos é a psiquiatria.
A abordagem psicológica encara a doença mental, como uma desorganização da personalidade. A doença instala-se na personalidade e leva a uma alteração da estrutura ou a um desvio progressivo no desenvolvimento.
Desta forma, as doenças mentais definem-se a partir do grau de perturbação da personalidade, isto é, o grau de desvio do que é considerado comportamento padrão ou personalidade normal.
Neste caso, as psicoses são consideradas distúrbios da personalidade total, envolvendo o aspecto afetivo, o pensamento, a perceção de si e do mundo.
Curiosidade:
A Psicose é um transtorno mental que faz com que as pessoas percebam ou interpretem algo de forma diferente das pessoas que as rodeiam. Pode envolver alucinações ou delírios.
Mariana Sá, n.22
Mariana Pereira, n.24
Sem comentários:
Enviar um comentário